quarta-feira, 23 de maio de 2012

Tecnologias dependentes e independentes

Dependentes:



Computador: Aparelho com diversas funções dentre eles armazenamento de dados, processamento de dados, cálculos entre tantas utilidades. Que favorece oportunidade de desenvolvimento pedagógico em sala de aula.

Fita de Video - Traz às aulas acontecimentos próximos ou distantes no tempo e no espaço.

Internet Ferramentas -  Interatividade em tempo real com pessoas de qualquer parte do mundo.

Rádio -  O rádio é um dos veículos de comunicação de maior penetração na população brasileira


Independentes

 
 Cartaz: É um recurso que auxilia o leitor a visualizar conceitos e sensibilizar temas desejados. É um tipo de texto informativo, que contém o mínimo de recursos expressivos para chamar a atenção. Pode ser construído pelos professores e/ou alunos e explorados e fixados em sala de aula.

 História em Quadrinhos: As histórias são formadas por sequências de quadros que utilizam imagem e linguagem escrita. Esse recurso proporciona condições para os alunos desenvolverem a criatividade, sequência lógica, domínio da língua, independente das áreas de conhecimento dos conteúdos.

 Jogo: É uma atividade lúdica que propicia a interação entre alunos com o meio, desenvolvendo o espírito solidário, respeito mútuo, e, portanto, o jogo não é uma brincadeira, mas estratégias didáticas.

 Quadro de Giz: É o recurso de ensino mais utilizado na escola, para escrever ou desenhar. É preciso assegurar boa visibilidade por parte de todos os alunos, evitar textos longos, usar giz ou pincel colorido para as diferenças e usá-lo em período breve.

Nenhum comentário:

Postar um comentário