domingo, 27 de maio de 2012

Leitura crítica dos meios de comunicação de massa

              Ao ler o texto fica clara a questão que os meios de comunicação agem na vida da sociedade transformando-a, por isso a necessidade de se formar cidadãos críticos. Com a evolução dos meios de comunicação seguindo a ordem, livro, jornal, rádio, televisão, computador entre outros, a influência recebida através da educação informal, com uma forma atraente e voluntária, levando ao receptor os dois lados, positivo e negativo, suprindo as deficiências educativas e ora dominando o pensamento da receptor.
           A necessidade de se formar um leitor crítico, através da família, escola e comunidade é contribuir para a construção de uma sociedade que comunique por  meio da crítica, que saiba ver, mas que sobre tudo consiga desenvolver o pensamento autónomo

sexta-feira, 25 de maio de 2012

Piratas do vale do silício

       Fazer um paralelo entre a história do filme, piratas do vale do silício, com o livro, informática na educação representações sociais do cotidiano é entender que ambos fazem referencia ao valor que o homem possui diante da tecnologia, sendo o principal precursor de tanta utilidade que as máquinas remete ao homem.
     Através do filme e do livro a história do computador é mostrada de forma clara, evidenciando que a informática sofreu uma evolução, e chegou aos lares, escolas, escritórios isso que não era propício ao surgir o computador, era apenas em universidades, empresas de governo, para fins bélicos e para armazenamento de grande volume de informação.
      Esclarece que todo potencial que as máquinas apresentam não são por si só, mas que o homem é o agente de todo desempenho, que as máquinas apresentam, e a importância que a tecnologia tem para a educação, mas quando usada como ferramenta que proprociona o desenvolvimento da aprendizagem e não como fonte pronta e inacabada de conhecimento.
     Compreender a grandiosa importância que a criação do computador pessoal trouxe a sociedade, é entender a valiosa ferramenta que deve ser aliada da educação. Os avanços tecnologicos que o próprio homem desenvolve, ainda são desconhecidos por muitos, favorecendo assim as desigualdades "digitais" e "educacionais", onde uns possuem o acesso com a tecnologia em grande escala e outros não possuem nada.



A tecnologia precisa ser aliada na educação, servindo como meio e não o fim da aprenddizagem.

quinta-feira, 24 de maio de 2012

Universidades corporativas

   As empresas que fornecem aos empregados a oportunidade de estarem nas universidades corporativas, fornecem a oportunidade de aprendizado aos empregados, mas o principal objetivo da empresa,  é o aperfeiçoamento dos empregados visando o lucro da empresa e não a valorização dos empregados como pessoas que necessitam de crescimento profissional.Não é uma instituição acadêmica com as características inerentes ao nome.As empresas, ao criarem universidades corporativas, estão preocupadas em desenvolver pesquisas e ações para obter respostas para as  suas atividades, ou seja, estão procurando treinamentos desenvolvimento para seus profissionais nos assuntos de seu interesse operacional e estratégico.







quarta-feira, 23 de maio de 2012

Alfabeto de Informática


Uma forma muito dinâmica de mostrar o quanto as crianças, desde muito cedo, estão diante das novas tecnologias. Crianças pequenas que conseguem distinguir as funções que os símbolos da informática apresentam.




Texto, Saviani


       
       O texto deixa claro que é por meio do trabalho e da educação que homem vive, pois o trabalho é ação do homem sobre a  natureza para a manutenção da sua espécie. O trabalho sempre existiu, como meio de edificar ao homem, e a educação está presente para dar ao homem condições de manter o trabalho de forma produtiva a construtiva do conhecimento. O aprendizado está a aliado a evolução da sociedade,  pois quanto mais se avança o processo industrial, mais se exige a  o desenvolvimento escolar. É preciso que a sociedade esteja sempre aliando o trabalho com a educação, pois ambos servem como crescimento educativo signficativo.


       Dermeval Saviani é grande educador que vivenciou um período de mudanças no nosso país, a exemplo da transição na educação durante a consolidação do período democrático que vivemos na atualidade, acompanhando, além das transformações sociais, as transformações na história da educação brasileira, acentuando os pontos positivos e negativos que as modificações no processo educacional refletiram no dia-a-dia, e teve uma visão progressista sobre a educação. Ele foi o fomentador da teoria histórico-crítica que também é conhecida como crítico-social dos conteúdos e tem como objetivo principal relação e transmissão de conhecimentos significativos que contribuam para a inclusão social do educando.

Educação a distância

        Educação a distância, é uma forma linda de proporcionar o ensino a quem tem dificuldades com o tempo e a distância. Um tecnologia que está aliada com a dificuldade de ir a escola, favorecendo que o conhecimento chegue até ao aluno com as novas tecnologias, valorizando o saber.

        
     A educação a distância é uma modalidade de aprendizagem em que a comunicação e a construção de conhecimentos pode acontecer com a participação de pessoas em locais e tempos distintos. São necessárias tecnologias para a conexão entre elas, buscando corresponder às necessidades de uma pedagogia que se desenvolve por meio de novas relações de ensino-aprendizagem.

Tempos Modernos



        O filme "tempos modernos",  retrata a história de um operário que trabalhava, repetidamente, com a função de apertar parafusos. O operário acaba "entrando em parafusos", com o trabalho repetitivo. Precisando assim se adequar com o uso das máquinas. Fica claro que na atualidade o homem precisa correr, para acompanhar a evolução das máquinas, entendendo que as máquinas são necessárias para o crescimento do lucro cada vez mais. A busca desenfreada é criticada de forma irônica, ao mostrar que o trabalhador exerce sua função de forma continua e sem descanso necessário. Mostra claramente que o operário, quase não tem seu valor apenas o lucro é visado.


Filme de 1936, em que o personagem de Charles Chaplin tenta sobreviver em meio ao mundo moderno e industrializado.
.

Tecnologias dependentes e independentes

Dependentes:



Computador: Aparelho com diversas funções dentre eles armazenamento de dados, processamento de dados, cálculos entre tantas utilidades. Que favorece oportunidade de desenvolvimento pedagógico em sala de aula.

Fita de Video - Traz às aulas acontecimentos próximos ou distantes no tempo e no espaço.

Internet Ferramentas -  Interatividade em tempo real com pessoas de qualquer parte do mundo.

Rádio -  O rádio é um dos veículos de comunicação de maior penetração na população brasileira


Independentes

 
 Cartaz: É um recurso que auxilia o leitor a visualizar conceitos e sensibilizar temas desejados. É um tipo de texto informativo, que contém o mínimo de recursos expressivos para chamar a atenção. Pode ser construído pelos professores e/ou alunos e explorados e fixados em sala de aula.

 História em Quadrinhos: As histórias são formadas por sequências de quadros que utilizam imagem e linguagem escrita. Esse recurso proporciona condições para os alunos desenvolverem a criatividade, sequência lógica, domínio da língua, independente das áreas de conhecimento dos conteúdos.

 Jogo: É uma atividade lúdica que propicia a interação entre alunos com o meio, desenvolvendo o espírito solidário, respeito mútuo, e, portanto, o jogo não é uma brincadeira, mas estratégias didáticas.

 Quadro de Giz: É o recurso de ensino mais utilizado na escola, para escrever ou desenhar. É preciso assegurar boa visibilidade por parte de todos os alunos, evitar textos longos, usar giz ou pincel colorido para as diferenças e usá-lo em período breve.

Um recurso a favor dos conteúdos

       
           O texto trabalhado em sala, evidencia claramente, a necessidade dos professores estarem antenados com as novas tecnologias, para fazerem uso em suas aulas . É por meio das novas tecnologias  que o ensino pode ser transmitido com mais facilidade, desenvolver nos alunos o desejo em participarem do processo aprendizagem com mais afinco. Com a modernidade, que os a tecnologias proporcionaram, os professores precisam utilizar de todos os meios, pois os alunos estão em contato com as tecnologias desde pequenos, cabe ao professor a desenvolver seus conhecimentos com a novas tecnologias proporcionando assim um melhor aprendizado.